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Apresentação

Inscrições abertas para a 2ª turma.

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Previsão de início das aulas: Outubro/2021

O MBA em Gestão Comercial proporciona um completo conjunto de teorias e ferramentas que permitirão a obtenção de resultados comerciais dentro de princípios éticos e morais, valorizando, de forma permanente, a tomada de decisões que contribuam para o atingimento das metas da organização, sem abrir mão da sua responsabilidade social.

O curso é diretamente voltado a:

 gestores de equipes comerciais, interessados em conhecer tendências modernas aplicadas na gestão comercial e, consequentemente, melhorar a qualidade das suas decisões relativas ao processo comercial;

profissionais ligados às áreas comercial e de vendas de todos os segmentos (consumo, industrial, varejo e serviços), interessados no seu desenvolvimento individual e como time;

empreendedores e executivos gerais de empresas que pretendam conhecer e extrair mais valor da área comercial das suas organizações;

profissionais indiretamente ligados à área de vendas, mas que desejam compreender melhor o impacto da sua área funcional sobre os resultados comerciais das organizações (logística, controladoria, finanças, compras e outras análogas).

ESTRUTURA DAS AULAS

432 horas/aula

18 disciplinas

Aulas presenciais em Palmas (TO). Um final de semana ao mês.

HORÁRIOS:

Sexta-feira (18h às 22h20)

Sábado (8h às 12h30 / 14h às 18h)

Domingo (8h às 12h30)

MÓDULOS

1. Administração de Vendas

2. Liderança de Equipes de Alto Desempenho

3. Aspectos Legais nas Relações de Consumo

4. Comunicação Interpessoal e Corporativa

5. Negociação e Administração de Conflitos

6. Workshop em Formulação da Política Comercial

7. Desenho e Gestão Integrada de Canais de Vendas

8. Finanças para não Financeiros

9. Gestão de Tributos

10. Formação e Administração de Preços

11. Economia Comportamental e Tomada de Decisão

12. Workshop em Sales Analytics

13. Fundamento de Gerenciamento de Projetos

14. E-commerce e Internet das Coisas

15. Customer Experience Management e Social Commerce

16. Mídias Digitais e Vendas

17. Big Data para Vendas

18. Workshop de Planejamento de Vendas & Marketing

DISCIPLINAS - DETALHES

1. Administração de Vendas

Implementação das estratégias de vendas. Planejamento e gestão da força de vendas. Política de remuneração. Supervisão de vendas. Gestão de conflitos, controles e métricas de vendas.

2. Liderança de equipes de alto desempenho

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

3. Aspectos Legais nas Relações de Consumo

Histórico das relações de consumo. Princípios e conceitos. Política nacional das relações de consumo. Direitos básicos. Responsabilidade civil. Prevenção e reparação de danos. Decreto 7962/13 e aplicação nas relações de consumo. Regulamentação e marketing para crianças e para adultos.

4. Comunicação interpessoal e corporativa 

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal: técnicas de apresentação. A comunicação corporativa e os seus objetivos.

5. Negociação e administração de conflitos 

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

6. Workshop de Formulação da Política Comercial

Elaboração e apresentação da política comercial.

7. Desenho e Gestão Integrada de Canais de Vendas

Canal de vendas. Tipos de intermediários. Fluxos de canal. Desenho de canal. Gestão de canal. Conflitos de canal. Ações comerciais direcionadas aos canais. Trade Marketing.

8. Finanças para não financeiros 

O que são finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

9.Gestão de Tributos

Sistema tributário brasileiro. Tributos incidentes no faturamento. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica.

10. Formação e Administração de Preços

O papel do preço na estratégia comercial. O ambiente de negócios. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos na decisão de preços. A importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços.

11. Economia comportamental e tomada de decisão

Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

12. Workshop em Sales Analytics

Sales Analytics. Monitoramento de vendas. Gestão de equipes pela Sales Analytics. Relatórios e painéis de Sales Analytics. Sistemas analíticos de venda. Previsão de tendências e resultados de venda. Métricas de Sales Analytics.

13. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

14. E-commerce e Internet das Coisas

Internet e negócios. Multiplicação das operações One Stop Shop e o uso da precificação dinâmica em larga escala. Paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias para E-Commerce. Tendências em E-Commerce.

15. Customer Experience Management e Social Commerce

Jornada do cliente. Customer experience. Gestão da satisfação dos clientes e fidelização. Introdução ao Social Commerce. Criação de ações de Social Commerce.

16. Mídias Digitais e Vendas

Fundamentação sobre mídias digitais. Modelos de negócios digitais. Ferramentas mobile de ativação e relacionamento com clientes. Google Ads. SEO – Search Engine Optimization.

17. Big Data para Vendas

Fundamentos de Big Data. Big Data Analytics para apoio a tomada de decisão. Aplicações do Big Data em vendas. Big Data para recrutamento e seleção. Integração do dado off-line e on-line.

18. Workshop de Planejamento de Vendas & Marketing

Interseção entre marketing e vendas. Decisões estratégicas do Plano de Vendas. Decisões táticas do Plano de Vendas.

VANTAGENS

O curso oferece diversas vantagens para quem quer se tornar competitivo no mercado atual, entre elas:

Excelência: A FGV, aliando tradição e inovação, é a escola de negócios brasileira mais renomada no mundo. Você assiste nos jornais nossos docentes dando entrevistas periódicas, conhece os indicadores econômicos feitos pelo IBRE, nosso instituto de economia (IGP-M, IGP-DI, IPA, IPC, INCC, entre outros).

Corpo docente de alto nível: Além de titulados (a grande maioria mestres ou doutores) nossos professores dos MBAs são ou foram executivos seniores em empresas renomadas. Isto facilita muito a comunicação entre professor aluno, dando ao nosso docente uma capacidade didática acima da média.

Portabilidade: Para entender o benefício da portabilidade, primeiro precisamos abordar a nossa rede conveniada.

Está na missão da FGV levar educação para todo o Brasil. Para cumprir esta missão, foi criada uma rede conveniada em todo país. Um conveniado é um parceiro que oferece as instalações, dá suporte logístico e de secretaria, além de fazer o papel comercial da FGV na localidade. Com este suporte essencial, nós trazemos os professores, metodologia e coordenação das escolas da FGV no Rio de Janeiro e em São Paulo oferecendo em várias localidades do país a excelência FGV. Várias empresas têm filiais espalhadas por todo o Brasil.

Imagine que o aluno fez um investimento em um MBA para se tornar mais competitivo. Porém, no meio do curso, um aluno que trabalha em Petrolina, por exemplo, é transferido para Salvador, Recife, Feira de Santana, São Paulo, Manaus ou para Caxias do Sul. Em outra escola de negócios o aluno perderia o seu investimento. Na FGV, como temos parceiros em todo país, o aluno pode transferir o seu MBA para a localidade que mudar, ou para um local próximo. Nossos conveniados estão presentes em todos os estados e em mais de 120 cidades brasileiras. Vale a pena entrar no site da FGV (http://management.fgv.br/) e conferir o tamanho da nossa rede conveniada. Ninguém oferece este benefício no Brasil, só a FGV.

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULA

∎ Experiência profissional de, no mínimo, três anos é condição necessária para que o participante do MBA em Gestão Comercial possa acompanhar o desenvolvimento das discussões e ser capaz de relacionar os conteúdos abordados com o dia a dia das organizações.

∎ Ficha de Inscrição preenchida;

∎ Currículo acadêmico e profissional;

∎ 01 foto 3 x 4 em papel dou digitalizada;

∎ 01 cópia do Diploma de Ensino Superior (autenticada ou acompanhada do original) ou Declaração de Conclusão de curso emitida há no máximo 12 meses. Cópia de certificado/diploma de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) substitui o diploma de ensino superior;

∎ 01 cópia da Carteira de Identidade e CPF;

∎ 01 cópia do comprovante de residência;

∎ Taxa de inscrição no valor de R$ 400,00.

- (dinheiro,  cartão de crédito/débito, Pix (626.621.391-53- Olívia Aparecida Amaral Silva) ou transferência para a conta: (Banco do Brasil – Ag. 1867-8 c/c 22.404-9 – Titular: Olívia Aparecida Amaral Silva / Diretora e sócia proprietária).

 

VÍDEO MBA FGV

Os MBAs da FGV são REFERÊNCIA PARA A SUA CARREIRA E PARA A SUA VIDA. Para escolher o MBA ideal, o primeiro passo é avaliar detalhadamente a própria carreira e aonde você quer chegar. A FGV oferece o programa ideal para o seu momento profissional e pessoal.

VEJA O VÍDEO E SAIBA MAIS:

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