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Apresentação

Inscrições abertas para a 2ª turma.

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Previsão de início das aulas: Outubro/2021

O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores foi desenhado para atender à demanda do mercado por um curso de especialização que aborde uma perspectiva abrangente do líder, desenvolvendo a sua capacidade de gerenciar pessoas por meio de uma abordagem holística e multidisciplinar (Gestão, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Neurociência, etc.) no âmbito da gestão das pessoas, em um ambiente de negócios que busca a integração do homem com a tecnologia.

Por meio dele, o participante será capaz de contribuir, de modo efetivo, para o desenho e a implementação de políticas e práticas de gestão de pessoas alinhadas aos objetivos estratégicos da organização, aumentando a eficácia da liderança, melhorando o seu processo de tomada de decisão, influenciando os demais, e liderando e gerenciando equipes de alta performance.

ESTRUTURA DAS AULAS 

432 horas/aula

18 disciplinas

Aulas presenciais em Palmas (TO). Um final de semana ao mês.

HORÁRIOS:

Sexta-feira (18h às 22h20)

Sábado (8h às 12h30 / 14h às 18h)

Domingo (8h às 12h30)

OBJETIVO

promover conhecimento, oriundo de reflexões, sobre o papel do gestor na sociedade do conhecimento e na nova economia;
desenvolver habilidades para lidar com a dimensão humana, tornando mais efetivos o exercício da liderança e a capacidade de lidar com os mais diversos e complexos desafios organizacionais;
contribuir para a efetividade dos relacionamentos interpessoais e intergrupais, assegurando a manutenção de ambientes organizacionais mais saudáveis e produtivos, e

fornecer metodologias e ferramentas que permitam uma atuação profissional com impactos positivos na carreira e nas organizações.

MÓDULOS

1. Estratégia corporativa e de negócios

2. Governança corporativa e compliance

3. Mudança e cultura organizacional

4. Projetos e metodologias ágeis

5. Ética e sustentabilidade

6. Inovação e empreendedorismo

7. Comunicação integrada

8. Liderança, poder e influência

9. Economia comportamental e tomada de decisão

10. Gestão da diversidade e da inclusão

11. Filosofia para gestores

12. Saúde corporativa e mindfulness

13. Autodesenvolvimento e trabalhabilidade

14. Neurociência, gestão e liderança

15. Storytelling e aspectos essenciais de media training

16. Gestão de equipes e talentos

17. Negociação e administração de conflitos

18. Coaching e mentoring

 

VANTAGENS

O curso oferece diversas vantagens para quem quer se tornar competitivo no mercado atual, entre elas:

Excelência: A FGV, aliando tradição e inovação, é a escola de negócios brasileira mais renomada no mundo. Você assiste nos jornais nossos docentes dando entrevistas periódicas, conhece os indicadores econômicos feitos pelo IBRE, nosso instituto de economia (IGP-M, IGP-DI, IPA, IPC, INCC, entre outros).

Corpo docente de alto nível: Além de titulados (a grande maioria mestres ou doutores) nossos professores dos MBAs são ou foram executivos seniores em empresas renomadas. Isto facilita muito a comunicação entre professor aluno, dando ao nosso docente uma capacidade didática acima da média.

Portabilidade: Para entender o benefício da portabilidade, primeiro precisamos abordar a nossa rede conveniada.

Está na missão da FGV levar educação para todo o Brasil. Para cumprir esta missão, foi criada uma rede conveniada em todo país. Um conveniado é um parceiro que oferece as instalações, dá suporte logístico e de secretaria, além de fazer o papel comercial da FGV na localidade. Com este suporte essencial, nós trazemos os professores, metodologia e coordenação das escolas da FGV no Rio de Janeiro e em São Paulo oferecendo em várias localidades do país a excelência FGV. Várias empresas têm filiais espalhadas por todo o Brasil.

Imagine que o aluno fez um investimento em um MBA para se tornar mais competitivo. Porém, no meio do curso, um aluno que trabalha em Petrolina, por exemplo, é transferido para Salvador, Recife, Feira de Santana, São Paulo, Manaus ou para Caxias do Sul. Em outra escola de negócios o aluno perderia o seu investimento. Na FGV, como temos parceiros em todo país, o aluno pode transferir o seu MBA para a localidade que mudar, ou para um local próximo. Nossos conveniados estão presentes em todos os estados e em mais de 120 cidades brasileiras. Vale a pena entrar no site da FGV (http://management.fgv.br/) e conferir o tamanho da nossa rede conveniada. Ninguém oferece este benefício no Brasil, só a FGV.

 

DISCIPLINAS - DETALHES

1. Estratégia Corporativa e de Negócios

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise dos ambientes interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced Scorecard (BSC)

2. Governança corporativa e compliance

Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Compliance e a sua relação com a sustentabilidade e a governança na geração de valor. Fundamentos: Teoria da Agência e conflitos de interesse. Estrutura da governança. Princípios da governança. Principais problemas relacionados à governança.

3. Mudança e Cultura Organizacional 

Cultura organizacional, origem e impacto no resultado da empresa. Cultura, estratégia, modelo de gestão e estilo de liderança. Clima organizacional. Diagnóstico, gerenciamento e mudança da cultura organizacional. Cultura, fusão e aquisição.

4. Projetos e metodologias ágeis

Histórico e conceituação de projeto e gerenciamento de projetos. Relação entre estratégia e projetos. Ciclo de vida e grupos de processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento de portfólio e programas. Escritório de projetos. Estruturas organizacionais, os seus impactos em projetos e o seu gerenciamento. Papel do gerente de projeto e principais competências necessárias. Plano de gerenciamento do projeto: Canvas, PM Visual, Cascata e Metodologias ágeis/Scrum.

5. Ética e Sustentabilidade 

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

6. Inovação e Empreendedorismo

Os desafios do empreendedorismo e da inovação na economia contemporânea. Visão de negócios e o empreendedorismo. Implementando a inovação. Estratégia e modelo de inovação.

7. Comunicação integrada

Processo de comunicação. Interferências nos resultados organizacionais. Restrições na compreensão da mensagem. Escuta consciente e confirmação de compreensão da mensagem. Assertividade. Comunicação com diferentes perfis comportamentais. Comunicação não violenta. Percepção de estados emocionais. Expressão corporal. Comunicação integrada organizacional: o que é, características e canais de comunicação.

8.Liderança, poder e influência

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Relação líder-liderado e Teoria LMX. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

9. Economia comportamental e tomada de decisão

Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

10.Gestão da diversidade e da inclusão

Diversidade: conceitos e tipos. Vieses inconscientes. Importância da diversidade no mundo do trabalho. Lidando com as diferenças. Inclusão. Boas práticas

11.. Filosofia para gestores

Surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. Transformações históricas do saber filosófico: Filosofia grega, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Desafios e dilemas filosóficos da atual sociedade tecnológica. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. Filosofia como instrumento para o desenvolvimento de gestores.

12. Saúde corporativa e mindfulness

Temas globais que impactam a gestão da saúde nas organizações. Motivadores do tema da gestão da saúde nas organizações e os seus impactos. Conceitos biopsicossocial e espiritual. Autogestão das dimensões biológica e psicológica. Resiliência e gestão da energia para gestão do estresse pessoal. Gestão da energia para superar o estresse. Conceito, objetivos e fundamentos do mindfulness. Vivências e uso do mindfulness no mundo corporativo. Classificação e práticas de mindfulness. Como apresentar o mindfulness e as suas práticas nas organizações.

13. Autodesenvolvimento e trabalhabilidade

Mundo do trabalho na nova economia. Megatendências da transformação global. Profissional da nova economia. Empregabilidade versus trabalhabilidade. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Novo conceito de carreira. Âncoras de carreira. Carreira e autodesenvolvimento. Autoconhecimento e autogestão. Plano de desenvolvimento pessoal. Intraempreendedorismo. Networking. Sentido do trabalho. Trabalho por propósito. Trabalho como forma de realização pessoal e desenvolvimento integral.

14.Neurociência, gestão e liderança

Neurociência e gestão de pessoas. Neurociência cognitiva e comportamento social: cognição e soft skills. Aplicações da Neurociência Sociocognitiva ao desenvolvimento de pessoas. Ferramentas e desafios relacionados à Neurociência.

15. Storytelling e aspectos essenciais de media training

Obstáculos internos e externos relacionados a apresentações em público. Desenvolvimento da segurança do apresentador. Storytelling: conceitos, técnicas e utilização em apresentações em público e mídias. Aspectos essenciais de media training: tipos de entrevista, peculiaridades e tipos de linguagem dos veículos de comunicação, novas mídias e performance na produção e divulgação de conteúdo.

16.Gestão de equipes e talentos

Diferentes perspectivas do conceito de talento. Importância estratégica da retenção de talentos. Gestão da singularidade. Formação e desenvolvimento de equipes. Equipes virtuais. Equipes autogerenciáveis.  Empowerment. Redes colaborativas. Espiral de times de alta performance. Ferramentas de alto impacto para formação de squads.

17. Negociação e administração de conflitos

Aspectos conceituais da negociação. Aspectos relacionais da negociação. Aspectos substantivos da negociação. Aspectos processuais de execução da negociação.

18. Coaching e mentoring

Coaching e mentoring como ferramentas de engajamento e desenvolvimento de equipes. Diferenças, semelhanças e limitações do coaching e do mentoring. Ferramentas e funções do coaching e do mentoring aplicados à gestão de pessoas. Aplicações de coaching e mentoring na organização para fomentar aprendizado, autonomia, processo sucessório e resultados sustentáveis. Técnicas essenciais aos processos de coaching e mentoring.

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULA

∎ Ficha de Inscrição preenchida;

∎ Currículo acadêmico e profissional;

∎ 01 foto 3 x 4 em papel dou digitalizada;

∎ 01 cópia do Diploma de Ensino Superior (autenticada ou acompanhada do original) ou Declaração de Conclusão de curso emitida há no máximo 12 meses. Cópia de certificado/diploma de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) substitui o diploma de ensino superior;

∎ 01 cópia da Carteira de Identidade e CPF;

∎ 01 cópia do comprovante de residência;

∎ Taxa de inscrição no valor de R$ 400,00.

- (dinheiro,  cartão de crédito/débito, Pix (626.621.391-53- Olívia Aparecida Amaral Silva) ou transferência para a conta: (Banco do Brasil – Ag. 1867-8 c/c 22.404-9 – Titular: Olívia Aparecida Amaral Silva / Diretora e sócia proprietária).

VÍDEO MBA FGV

Os MBAs da FGV são REFERÊNCIA PARA A SUA CARREIRA E PARA A SUA VIDA. Para escolher o MBA ideal, o primeiro passo é avaliar detalhadamente a própria carreira e aonde você quer chegar. A FGV oferece o programa ideal para o seu momento profissional e pessoal.

VEJA O VÍDEO E SAIBA MAIS:

DETALHES COM O COORDENADOR DO CURSO (VÍDEO)

Nesta rápida entrevista, a coordenadora do MBA Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, Denize Dutra, faz um resumo sobre o conteúdo e o objetivo do curso. Vale a pena conferir!!!

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