Fone e Whatsapp: (63) 3215-3270

Apresentação

O que é o PBQP-H?

O PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat é um instrumento do Governo Federal com ações desenvolvidas pelo Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação, que tem como meta, organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidadedo habitat e a modernização produtiva.

A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão de obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, a longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.

O PBQP-H é pré-requisito para as empresas construtoras aprovarem projetos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e por consequência procura estimular o uso eficiente de recursos existentes, provenientes de diferentes fontes (OGU, FGTS, Poupança etc.) e aplicados por diferentes entidades (CAIXA, BNDES, FINEP, SEBRAE, SENAI, etc.), passou a ser necessário também para concessão de diferentes linhas de credito junto às instituições financeiras.

As orientações para a implantação do PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat seguem os requisitos determinados pelo Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC e Regimento Especifico da Especialidade Técnica Execução de Obras – Subsetores: Obras de Edificações; Obras de Saneamento Básico; Obras Viárias e Obras de Artes Especiais. Existem várias semelhanças entre os requisitos aplicados ao PBQP-H e à NBR ISO 9001:2015 e, dessa forma, indicamos às empresas a implantação e certificação nos dois sistemas que abordam o mapeamento de processos, gestão do risco, desempenho dos processos, desenvolvimento e implementação de melhorias, que visam, antes de tudo, aumentar a satisfação dos clientes no que diz respeito ao atendimento de suas exigências.

Nossa metodologia de implantação do PBQP-H em conjunto com a ISO 9001

Desenvolvemos um Sistema de Gestão da Qualidade que contempla a aplicação dos requisitos do PBQP-H e ISO 9001, levando em consideração as particularidades de cada uma das normas, respeitando as características individuais das empresas, transferindo para sua estrutura a metodologia necessária para que os objetivos sejam atingidos de acordo com a realidade e necessidade, respeitando sempre os valores e a cultura da organização. 

Todas as atividades relacionadas no escopo seguem um cronograma de trabalho a ser elaborado após a aprovação da proposta. O cronograma de trabalho especificará todas as atividades necessárias para a completa implementação do SIAC/PBQPH/ISO.

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade integrado é uma escolha do cliente. A equipe de consultores da IB Consulting apresenta as vantagens das duas certificações para a empresa, auxiliando-a em sua decisão, de forma rápida e segura.    

Os serviços de consultoria são desenvolvidos considerando as seguintes fases:

- Conscientização dos colaboradores sobre a importância da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a PBQP-H e NBR ISO;

- Realização de treinamentos e reuniões sobre interpretação e aplicação dos requisitos normativos do PBQP-H e NBR ISO 9001;

- Orientar, auxiliar e coordenar a elaboração e revisão dos documentos para o sistema de gestão da qualidade em atendimento aos requisitos normativos;

- Coordenar as atividades para o cumprimento das metas e prazos do cronograma de implementação;

- Auxílio na identificação, mapeamento dos processos, gestão dos riscos, desempenho dos processos e melhoria do sistema;

- Acompanhamento prático da execução das atividades;

- Plantão de dúvidas por e-mail e telefone;

- Assessoria na escolha do organismo certificador;

- Servir de apoio técnico durante a auditoria de certificação.

Solicite uma proposta por meio do e-mail: qualidade@ibconsulting.com.br / (63) 3215-3270

Compartilhe: