Fone e Whatsapp: (63) 3215-3270

Apresentação

Inscrições abertas!!!

 Whatsapp: (63) 3215-3270 

 

Início das aulas: segundo semestre de 2019

O Pós ADM da FGV (Pós-Graduação em Administração) é um curso presencial e o único em que o aluno contará com a presença de dois professores para alinhar a teoria e a prática a cada aula.

A partir de um conteúdo pedagógico atualizado e de ponta, associado a uma dinâmica que promove a disseminação de conhecimentos sobre as diversas áreas gerenciais de uma empresa, os participantes aprendem os principais conceitos do universo da administração empresarial, que vão desde a área financeira e contábil a conceitos de estratégia e negociação.

ESTRUTURA DAS AULAS

432 horas/aula

17 disciplinas

Os primeiros semestres são independentes e sem pré-requisito, permitindo, dessa forma, que o aluno inicie o curso em qualquer um deles.

Duração do curso: 24 meses

Aulas presenciais aos sábados, quinzenalmente

Das 9h às 17h. 

OBJETIVO

A partir de um conteúdo pedagógico atualizado e de ponta, associado a uma dinâmica que promove a disseminação de conhecimentos sobre as diversas áreas gerenciais de uma empresa, os participantes aprendem os principais conceitos do universo da administração empresarial, que vão desde a área financeira e contábil a conceitos de estratégia e negociação.

Desta forma, o objetivo do Pós ADM FGV é formar profissionais, de qualquer área de atuação, na carreira executiva, a partir do desenvolvimento de importantes habilidades, além de capacitá-los por meio do uso de ferramentas gerenciais para enfrentar os desafios da economia e da tecnologia na nova era do conhecimento.

A heterogeneidade e diversidade de formação entre as áreas profissionais possibilitam ao participante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para troca de ideias e novos contatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking, bem como para o sucesso de sua vida e carreira profissional.

Ao final do curso, cada profissional estará mais preparado para liderar equipes, pensar criticamente o negócio e tomar decisões mais acertadas e efetivas.

EMENTA

1.  Economia Empresarial - 36h/a

2. Marketing Empresarial - 36h/a

3. Negociação e Conflitos - 36h/a

4. Contabilidade Geral - 36h/a

5. Gestão de Pessoas - 36h/a

6. Estratégia Empresarial - 36h/a

7. Gerenciamento de Projetos - 36h/a

8. Matemática Financeira - 36h/a

9. Empreendedorismo e Inovação - 36h/a

10. Estrutura e Processos Organizacionais - 36h/a

11. Jogo de Negócios on-line - 72h/a

 

 

METODOLOGIA

A Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV oferece conhecimento prático e o melhor conteúdo acadêmico através de uma metodologia inovadora, onde o aluno conta com dois professores a cada aula. Desta forma, os encontros unem o melhor da teoria com o dinamismo da experiência prática.

A partir do estúdio próprio da FGV, no Rio de Janeiro, um professor, de uma das Escolas de Administração da Fundação Getulio Vargas, ministra ao vivo cada uma das aulas, transmitindo o que há de mais atual e relevante no conhecimento de gestão moderna. Essa transmissão é feita via satélite, para todas as cidades em que o curso é oferecido.

Paralelamente, um Professor Executivo ministra, presencialmente, a parte prática da aula, utilizando sua experiência gerencial e sua sólida vivência de mercado na condução das dinâmicas em sala de aula. Ao alinhar a teoria apresentada pelo Professor Autor com as práticas vivenciadas durante a aula, o Professor Executivo proporciona um ambiente rico e dinâmico para a construção de conhecimento e de práticas executivas. O resultado é um programa consistente que alia experiência de mercado à expertise acadêmica dos professores da FGV.

Após cada aula, as principais colocações feitas pelos alunos durante o encontro são encaminhadas aos Professores Autores, responsáveis pela elaboração do conteúdo da aula. Esse feedback é imprescindível, pois funciona como um verdadeiro termômetro, medindo o grau de satisfação aula a aula, em todas as regiões do Brasil. Depois de analisadas, as dúvidas, questionamentos e considerações mais relevantes são discutidas e apresentadas nos encontros seguintes, criando um ambiente contínuo de aprendizado, proporcionando, aos alunos um intercâmbio de conhecimento com perspectivas de todas as regiões do país.

DISCIPLINAS - DETALHES

1. Economia Empresarial

A ciência economia e a teoria da demanda e da oferta na ótica de um mercado competitivo; Maximização do lucro e mercados não competitivos: Monopólios e Oligopólios; O controle da inflação e a política monetária. A mensuração da atividade econômica e o crescimento econômico de longo prazo; A sustentabilidade das contas públicas e os instrumentos de política monetária do Banco Central; Ciclos econômicos, políticas cambiais e balanço de pagamentos.

ProfaNora Raquel Zygielszyper 

Mestre em Economia e Engenheira Eletricista pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

2. Marketing Empresarial

Fundamentos de Marketing; O mercado e os consumidores; Produto, marca e preço; Canais de distribuição e comunicação integrada de marketing; Serviços.

Prof. Luis Henrique Pereira

Doutor em Administração com ênfase em Marketing pela Eaesp/FGV. Engenheiro Civil pela UFMS, com extensão em Project Management pela University of Birmingham (UK).

 

3. Negociação e Conflitos

Competição vs Cooperação; Emoções vs Racionalidade; Cognição; Processo de Negociação; Táticas de Negociação.

Profa. Ana Tereza Schlaepfer Spinola

Doutoranda pela Université de Rennes. Mestre em Administração pela Ebape/FGV. Pós-graduada em Pesquisa Operacional pela Coppe/UFRJ. Pós-graduada em Finanças Empresariais pela PUC-Rio. Economista.

 

4. Contabilidade Geral

Demonstrações contábeis de propósito geral; Contabilização de transações típicas; Análise das demonstrações contábeis; Contabilidade de custos; Análise da relação informação de custos.

Prof.Ricardo Lopes Cardoso

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Mestre em Ciências Contábeis pela FAF/UERJ. Graduado em Ciências Contábeis e em Direito.

 

5. Gestão de Pessoas

Organizações e Evolução Histórica de Gestão de Pessoas; Subsistemas de RH; Cultura Organizacional, Competências Liderança; Motivação e Liderança; e Comunicação, Carreira e Coaching.

Prof.Hélio Arthur Reis Irigaray

Doutor em Administração de Empresas pela Eaesp/FGV. Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Bacharel em Economia pela University of Northern Iowa, EUA.

 

6. Estratégia Empresarial

Estratégia e seus principais elementos; Vantagem competitiva no ambiente externo; Vantagem competitiva no ambiente interno; Os níveis de estratégia; Monitorando a estratégia e novas formas de pensar a estratégia.

Prof. Carlos Osmar Bertero

PhD em Administração de Empresas pela Cornell University. Mestre em Administração de Empresas pela Michigan State University. Especialista em Desenvolvimento de Negócios Internacionais pela University of South Carolina. Especialista em Administração pela Eaesp/FGV e bacharel em Filosofia pela USP.

Profa. Isabela Baleeiro Curado

Doutora em Administração pela Eaesp/FGV. Bacharel em Ciências Sociais pela USP.

 

7. Gerenciamento de Projetos

Gerenciar a execução de projetos é função mais relevante hoje do que foi no passado, e acelera carreira desenvolvendo gestores e até diretores. Esta disciplina remete à: iniciação formal de projetos; às técnicas de planejamento de projetos; ao monitoramento e controle de sua execução; e ao encerramento de projetos, com avaliação de resultados.

Prof. Paulo Yazigi Sabbag

Doutor em Administração pela Eaesp/FGV. Mestre em Engenharia pela Poli/USP. Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Bacharel em Engenharia pela Poli/USP.

 

8. Matemática Financeira

Matemática Financeira: Conceitos Básicos. Juros Simples e Compostos. Taxas e Fluxos de Caixa Equivalentes. Introdução à Análise de Projetos.

Prof. José Carlos Franco de Abreu Filho

Doutor em Finanças pela PUC-RJ. Mestre em Business Administration pela Columbia University, New York. Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília.

 

9. Empreendedorismo e Inovação

A inovação em negócios com foco no resultado; O perfil do empreendedor e do intraempreendedor; O processo de estruturação de novos negócios; As fontes de recursos financeiros e os riscos dos negócios; A criação de valor para a empresa. Como atua o Developer.

 

10. Estrutura e Processos Organizacionais 

Introdução e contextualização do tema ‘Estrutura e Processos Organizacionais’; Fundamentos da estrutura organizacional; Conceitos básicos da gestão por processos; A modelagem dos processos; e Gestão dos processos e a mudança organizacional: Interação entre estrutura e processos no ambiente organizacional.

Profa. Ana Christina Celano Teixeira

Doutora em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá.

 

11. Jogo de Negócios

 

A disciplina Jogo de Negócios simula um game onde existe um mercado oligopolista no qual empresas industriais atuam de maneira bastante competitiva. Os alunos assumem o papel de diretores dessas empresas - participantes ativos do processo decisório. O game cria um ambiente de emulação, possibilitando análise estrutural da indústria e de seus cenários econômicos globais, tais como: Estratégias corporativas; Gestão estratégica de marketing; Gestão de recursos financeiros; Gestão de produção; Gestão de recursos humanos; Análise de riscos e tomadas de decisão tático-operacionais; Negociação empresarial; Feedback de desempenho da empresa.

Prof. Felipe Nascimento

Mestre em Engenharia de Software e Engenheiro Elétrico de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio.

 

DIFERENCIAL

O Pós ADM possui oito diferenciais:

1. EXCELÊCNIA FGV

Há mais de 72 anos, a FGV é pioneira no campo da educação, sendo referência não só por seus reconhecidos programas de graduação, mestrado e doutorado, como também pelo desenvolvimento de pesquisas e pela divulgação de estatísticas macroeconômicas, tais como: índices gerais de preços, índices setoriais, indicadores de preços agropecuários, preços e custos.

Reconhecida por sua qualidade no mundo inteiro, a FGV é uma das maiores instituições de ensino do Brasil e referência no mercado de trabalho:

A única brasileira entre as instituições de ensino mais influentes do mundo no Linkedin.
Líder no Ranking Nacional do índice geral de cursos do MEC, ocupando as 3 primeiras colocações.
Eleita uma das marcas mais relevantes do Brasil, segundo a Academia Brasileira de Marketing.
Está entre os 10 melhores think tanks do mundo e se manteve em 1º lugar na América
Latina pelo Global Go to Think Tanks Index Report 2016.

2. FOCO EM TEORIA E PRÁTICA 

O Pós ADM é um curso presencial e o único em que o aluno contará com a presença de dois professores, para alinhar a teoria e a prática, a cada aula.

O Professor Executivo, profissional do mercado, que trará para sala de aula a prática, ou seja, a sua experiência profissional, além de ser responsável pela condução das dinâmicas.

O Professor Autor, docente de uma das Escolas de Administração da FGV, que ministrará o conteúdo teórico ao vivo.

Desta forma, em qualquer lugar do país, o aluno se beneficia com a teoria de excelência da FGV estrategicamente alinhado com a prática vivenciada em sua localidade.

E, para garantir que esse conteúdo de excelência seja apresentado de maneira uniforme para todo o país, a tecnologia é utilizada como meio, dando suporte às aulas ministradas pelos Professores Autores, que são transmitidas via satélite ao vivo, a partir do estúdio próprio de TV da FGV, no Rio de Janeiro, para todo o país, simultaneamente.

3. ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE

Por ocorrer, simultaneamente, em mais de 60 cidades espalhadas em todas as regiões do País, o Pós ADM permite que o aluno assista às aulas em qualquer uma dessas localidades*. A alta possibilidade de trânsito durante o curso é perfeita para os alunos que trabalham viajando ou que precisem ser transferidos para outras cidades ao longo do mesmo.

*Consulte o Regulamento do curso.

4. PARCERIAS INTERNACIONAIS

A experiência em um módulo internacional proporciona extensão de networking, ampliação de conhecimentos, além de uma vivência e um aprendizado intercultural, ou seja, é um excelente momento para enriquecer o currículo e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Por acreditar que uma experiência internacional é um forte diferencial, o Pós ADM oferece, exclusivamente para seus alunos e ex-alunos, as seguintes oportunidades de módulos internacionais:


Programa "U.S. Business & Economic Strategies"


Desenhado em parceria com a STRONG, o curso tem foco no cenário globalizado e é realizado na Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA.
Para mais informações: Telefone: (11) 4433-6168 (11) 4433-3229

Programa "International Program in Business"


Desenhado em parceria com a IBE, o curso tem foco no gerenciamento internacional, e é realizado na Universidade de Miami, em Miami, EUA.
Para mais informações: Telefone: 0800 940 2595 (19) 3739-6429 / (11) 4583-8304
E-mail:  miami@ibe.edu.br conveniosinternacionais@ibe.edu.br

Programa "LEINN - Liderança, Em-preendedorismo e Inovação" "Empreendedorismo e Liderança"


Desenhado em parceria com a EMPREZA EDUCON, o curso tem como objetivo FORMAR empreendedores e líderes capazes de modificar seu ambiente e gerar impacto com seus projetos empresariais, vislumbrando novas maneiras de implementarem suas metas, socializando e trocando experiências nos times e é realizado na Universidade de Mondagron, em Bilbao, Espanha.

 

Cada programa tem a duração de 40h-aula (uma semana). Nos dois primeiros, as aulas serão ministradas em inglês, com tradução simultânea e no último as aulas serão em espanhol.

Para obtenção do certificado, os alunos devem atingir todas as exigências acadêmicas do Pós ADM na fase nacional (definidas em Regulamento do Curso) e na fase internacional (frequência mínima de 75% nas aulas e conceito mínimo de 7,0 no trabalho final).

 

5. APROVEITAMENTO NO MBA 

Depois de formado no Pós ADM, já com base sólida em gestão e maior experiência profissional, o aluno poderá complementar sua formação escolhendo um MBA FGV que melhor se encaixa em suas novas metas profissionais.

Esse benefício economiza tempo e dinheiro para se concentrar no que realmente importa: sua carreira.

No MBA escolhido, o aluno cursará disciplinas específicas de sua área de conhecimento além das disciplinas preparatórias para o Trabalho de Conclusão de Curso. Ao final do programa, o aluno receberá o certificado de MBA na área específica.

Para aproveitar esse benefício especial, o aluno terá até, no máximo, 60 meses após a finalização do Pós ADM para iniciar o novo curso.

VÍDEO PÓS ADM FGV

A Pós-Graduação em Administração (Pós ADM FGV), traz toda a força da marca da Fundação Getulio Vargas. A FGV está entre as 100 instituições de ensino superior que formam os profissionais mais disputados em todo o mundo de acordo com "Emerging Employability University Ranking", publicado no New York Times em 2013.

VEJA O VÍDEO E SAIBA MAIS SOBRE O PÓS ADM FGV:

Compartilhe: