Fone e Whatsapp: (63) 3215-3270

Apresentação

MBA em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance

Inscrições abertas. 5ª Turma.

(63) 3215-3270 (whatsapp)

O MBA em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria Compliance é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de especialização, É recomendado/indicado para profissionais de finanças que queiram maior desenvolvimento na área, profissionais de outras áreas que queiram desenvolver habilidades financeiras e profissionais da área de TI (que trabalhem com módulos financeiros ou contábeis e queiram oferecer melhores serviços aos seus clientes).

ESTRUTURA DAS AULAS

432 horas/aula

18 disciplinas

HORÁRIOS

Aulas presenciais em Palmas (TO), um final de semana ao mês

Sexta-feira (18h às 22h20)

Sábado (8h às 12h30 / 14h às 18h)

Domingo (8h às 12h30)

OBJETIVOS:

- Atualizar e aprofundar conceitos da área de finanças, controladoria e governança corporativa utilizando ferramentas que aumentem o índice de sucesso na tomada de decisão, levando em consideração o aspecto de sustentabilidade do negócio;

- Oferecer ferramentas que possibilitem a transformação do plano estratégico em medidas operacionais que gerem valor para a empresa; 

- Capacitar o aluno para o planejamento, a execução e o controle das finanças de uma organização;

- Apresentar os modernos princípios e técnicas de Finanças, Controladoria, Auditoria e Governança Corporativa.

MÓDULOS

1. Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis

2. Contabilidade de Ativos Relevantes

3. Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais

4. Gestão de Custos

5. Auditoria das Demonstrações Contábeis

6. Gestão de Tributos

7. Gestão Estratégica

8. Governança Corporativa

9. Gestão e Controle de Riscos Corporativos

10. Compliance

11. Controladoria

12. Orçamento e Controle

13. Economia Empresarial

14. Matemática Financeira

15. Finanças Corporativas

16. Análise de Projetos de Investimento

17. Gestão de Capital de Giro

18. Avaliação de Empresas

MÓDULOS E DISCIPLINAS

1. Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis           

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

2. Contabilidade de Ativos Relevantes            

Principais conceitos relativos às demonstrações contábeis. Contabilização de: instrumentos financeiros básicos, estoque, imobilizado, propriedade para investimentos, ativos biológicos e intangíveis (exceto goodwil).

3. Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais       

Investimento em coligada e controlada. Demonstrações consolidadas. Provisões, ativo e passivo contingente. Receita de vendas e de serviços.

4. Gestão de Custos      

Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável e atividades [ABC]. Formação de preços baseada em custos.

5. Auditoria das Demonstrações Contábeis 

Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes.

6. Gestão de Tributos       

Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição Social sobre o lucro Líquido, PIS e Confins.

7. Gestão Estratégica

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

8. Governança Corporativa

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Social e Reparação Social; A Sustentabilidade Corporativa e a Ética nas Relações com Stakeholders; Dilemas Éticos no processo decisório; Governança Corporativa como arquitetura de gestão responsável. Boas práticas de Governança e a Geração de Valor..

9. Gestão e Controle de Riscos Corporativos

Gestão e Controle dos Riscos, seus conceitos, estruturas e principais medidas e ações para o seu gerenciamento e controle, e o requerimento de capitais. Demonstrar a necessidade atual de uma eficaz gestão e controle dos riscos.

10. Compliance

Controle Interno. Compliance. Lei Anticorrupção nº 12.846/13. Decreto 8.420/15. Mapas de Riscos e Programas de Integridade (portarias 909 e 910). Instruções Normativas 1 e 2 (CGU). Consumer Compliance. Aspectos controversos e desafios.

11. Controladoria

Indicadores e sistemas de controle gerencial. Controle gerencial. Impacto das estruturas empresariais no controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e orçada.

12. Orçamento e Controle         

Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

13. Economia Empresarial

A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

14. Matemática Financeira           

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

15. Finanças Corporativas

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

16. Análise de Projetos de Investimento

Aspectos relevantes para a análise de projetos de investimentos. Aplicabilidade e limitações dos métodos que permitem analisar a viabilidade de um projeto de investimento. Cálculo do risco sistêmico de um ativo e a Aplicabilidade dos métodos de análise comparativa e de performance dos projetos de investimentos.

17. Gestão de Capital de Giro

Gestão de capital de giro. Estratégias de financiamento e de investimentos em capital de giro. Gestão de disponível. Gestão de recebíveis. Gestão de estoques. Gestão de compras.

18. Avaliação de Empresas

Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.

 

 

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULA

Ficha de Inscrição preenchida;

Currículo acadêmico e profissional;

01 foto 3 x 4 em papel dou digitalizada;

01 cópia do Diploma de Ensino Superior (autenticada ou acompanhada do original) ou Declaração de Conclusão de curso emitida há no máximo 12 meses. Cópia de certificado/diploma de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) substitui o diploma de ensino superior;

01 cópia da Carteira de Identidade e CPF; (a FGV não aceita cópia da CNH para a matrícula);

01 cópia do comprovante de residência;

Taxa de inscrição no valor de R$ 300,00.

(dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, transferência para as contas: (Banco do Brasil – Ag. 1867-8 c/c 22.404-9 – Titular: Olívia Aparecida Amaral Silva / Diretora e sócia proprietária).

VÍDEO MBA FGV

Os MBAs da FGV são REFERÊNCIA PARA A SUA CARREIRA E PARA A SUA VIDA. Para escolher o MBA ideal, o primeiro passo é avaliar detalhadamente a própria carreira e aonde você quer chegar. A FGV oferece o programa ideal para o seu momento profissional e pessoal.

VEJA O VÍDEO E SAIBA MAIS:

Compartilhe: