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Apresentação

Inscrições abertas. 8ª Turma. (63) 3215-3270

Previsão de início: Março de 2019.

MBA em Gestão Empresarial da FGV proporciona a você o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia e capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa.

ESTRUTURA DAS AULAS

432 horas/aula

18 disciplinas

HORÁRIOS

Aulas presenciais em Palmas (TO). Um final de semana ao mês

Sexta-feira (18h às 22h20)

Sábado (8h às 12h30 / 14h às 18h)

Domingo (8h às 12h30)

OBJETIVOS DO CURSO:

∎ Visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa; 

∎ Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;

∎ Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;

∎ Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;

∎ Raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;

∎ Habilidades pessoais de comunicação e planejamento.

MÓDULOS

1. Liderança e Gestão Estratégica

2. Gestão Econômico-Financeira

3. Marketing e Processos de Negócios

 

DISCIPLINAS POR MÓDULO

MÓDULO LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA 

DISCIPLINAS

1 - Gestão de Pessoas (carga horária: 24 h/a)

Aprendizagem corporativa. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. O líder como empreendedor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes.

2 - Negociação e Administração de Conflitos (carga horária: 24 h/a)

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

3 - Ética e Sustentabilidade (carga horária: 24 h/a)

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

4 - Gestão de Projetos (carga horária: 24 h/a)

Fundamentos de gerenciamento de projetos Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM

5 - Comunicação Interpessoal e Corporativa (carga horária: 24 h/a)

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Elementos fundamentais da comunicação empresarial. Técnicas de apresentação: estrutura, conteúdo e planejamento.

6 - Gestão Estratégica (carga horária: 24 h/a)

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

 

MÓDULO GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

DISCIPLINAS

1 - Economia Empresarial (carga horária: 24 h/a)

A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

2 - Matemática Financeira (carga horária: 24 h/a)

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

3 - Finanças Corporativas (carga horária: 24 h/a)

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

4 - Contabilidade Financeira (carga horária: 24 h/a)

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

5 - Gestão de Custos (carga horária: 24 h/a)

Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável. Formação de preços baseada em custos.

6 - Orçamento Empresarial (carga horária: 24 h/a)

Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

 

MÓDULO MARKETING E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

DISCIPLINAS

1 - Marketing (carga horária: 24 h/a)

Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

2 - Gestão Estratégica da TI (carga horária: 24 h/a)

TI nas organizações: estratégia e conceitos. Tendências em tecnologia da informação. Planejamento e estratégia de TI. O impacto da tecnologia nos modelos de competitividade. Infraestrutura de TI. Aplicações nas organizações: Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI). Governança de TI.

3 - Gestão da Qualidade e Processos (carga horária: 24 h/a)

Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.

4 - Direito Empresarial para Gestores (carga horária: 24 h/a)

Teoria geral dos contratos e sua aplicação ao cotidiano do gestor: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor.

5 - Marketing de Serviços e Endomarketing (carga horária: 24 h/a)

Conceito, natureza e características do Marketing de Serviços. Valor para o cliente em Serviços. Valor do cliente: como identificar, atrair, satisfazer, reter e recuperar clientes. Relacionamento com clientes. Composto de Marketing expandido para Serviços. Projeto de Evidências Físicas dos Serviços. Gestão de Processos de Serviços. Ciclo dos Serviços e a experiência do cliente. Endomarketing como estratégia de Marketing. Gestão de Pessoas para a excelência em Serviços. Fundamentos e hiatos da qualidade em Serviços. Marketing de Serviços nas estratégias de Marketing.

6 - Plano de Marketing (carga horária: 24 h/a)

Processo de planejamento de Marketing. Auditoria de Marketing. Determinação de objetivos e estratégias de Marketing. Plano estratégico-operacional de Marketing: Plano de Produto e Marca, Plano de Distribuição e Serviços ao cliente, Plano de Preços, Plano de Comunicação. Implementação e controle do Plano de Marketing.

VANTAGENS

O MBA de Gestão Empresarial da FGV oferece diversas vantagens para quem quer se tornar competitivo no mercado atual, entre elas:

Excelência: A FGV, aliando tradição e inovação, é a escola de negócios brasileira mais renomada no mundo. Você assiste nos jornais nossos docentes dando entrevistas periódicas, conhece os indicadores econômicos feitos pelo IBRE, nosso instituto de economia (IGP-M, IGP-DI, IPA, IPC, INCC, entre outros).

Nosso MBA foi o único do Brasil que ficou entre os 10 melhores da América Latina, pelo ranking da consultoria britânica QS, além de ser muito bem classificados nos rankings do New York Times e do Financial Times. Além disso, tem as três primeiras colocações do ranking do Ministério da Educação (IGC/MEC).

Corpo docente de alto nível: Além de titulados (a grande maioria mestres ou doutores) nossos professores dos MBAs são ou foram executivos seniores em empresas renomadas. Isto facilita muito a comunicação entre professor aluno, dando ao nosso docente uma capacidade didática acima da média.

Portabilidade: Para entender o benefício da portabilidade, primeiro precisamos abordar a nossa rede conveniada.

Está na missão da FGV levar educação para todo o Brasil. Para cumprir esta missão, foi criada uma rede conveniada em todo país. Um conveniado é um parceiro que oferece as instalações, dá suporte logístico e de secretaria, além de fazer o papel comercial da FGV na localidade. Com este suporte essencial, nós trazemos os professores, metodologia e coordenação das escolas da FGV no Rio de Janeiro e em São Paulo oferecendo em várias localidades do país a excelência FGV. Várias empresas têm filiais espalhadas por todo o Brasil.

Imagine que o aluno fez um investimento em um MBA para se tornar mais competitivo. Porém, no meio do curso, um aluno que trabalha em Petrolina, por exemplo, é transferido para Salvador, Recife, Feira de Santana, São Paulo, Manaus ou para Caxias do Sul. Em outra escola de negócios o aluno perderia o seu investimento. Na FGV, como temos parceiros em todo país, o aluno pode transferir o seu MBA para a localidade que mudar, ou para um local próximo. Nossos conveniados estão presentes em todos os estados e em mais de 120 cidades brasileiras. Vale a pena entrar no site da FGV (http://management.fgv.br/) e conferir o tamanho da nossa rede conveniada. Ninguém oferece este benefício no Brasil, só a FGV.

Portanto, no MBA de Gestão Empresarial você encontrará formação de alto nível, pragmatismo, tradição aliada à inovação e portabilidade.

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULA

Ficha de Inscrição preenchida;

Currículo acadêmico e profissional;

01 foto 3 x 4 em papel ou digitalizada;

01 cópia do Diploma de Ensino Superior (autenticada ou acompanhada do original) ou Declaração de Conclusão de curso emitida há no máximo 12 meses. Cópia de certificado/diploma de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) substitui o diploma de ensino superior;

01 cópia da Carteira de Identidade e CPF;

01 cópia do comprovante de residência;

Taxa de inscrição no valor de R$ 350,00.

(dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, transferência para as contas: (Banco do Brasil – Ag. 1505-9 c/c 63.779-3 / Bradesco – Ag. 3664-1 c/c 2022-2 – ambas titular Intelligent Business Consulting).

VÍDEO MBA FGV

Os MBAs da FGV são REFERÊNCIA PARA A SUA CARREIRA E PARA A SUA VIDA. Para escolher o MBA ideal, o primeiro passo é avaliar detalhadamente a própria carreira e aonde você quer chegar. A FGV oferece o programa ideal para o seu momento profissional e pessoal.

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