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Apresentação

Inscrições abertas. 8ª Turma. (63) 3215-3270

Previsão de início: 29 DE Março de 2019.

MBA em Gestão Empresarial da FGV proporciona a você o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia e capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa.

Ao final do curso, o aluno receberá o certificado de especialização emitido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE/FGV.

ESTRUTURA DAS AULAS

432 horas/aula

18 disciplinas

HORÁRIOS

Aulas presenciais em Palmas (TO). Um final de semana ao mês

Sexta-feira (18h às 22h20)

Sábado (8h às 12h30 / 14h às 18h)

Domingo (8h às 12h30)

OBJETIVOS DO CURSO:

∎ Visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa; 

∎ Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;

∎ Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;

∎ Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;

∎ Raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;

∎ Habilidades pessoais de comunicação e planejamento.

 

DISCIPLINAS

1. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

2. Negociação e Administração de Conflitos

3. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

4. Gestão Estratégica 

5. Economia Empresarial

6. Matemática Financeira

7. Contabilidade Financeira

8. Marketing

9. Jogo de Negócios

10. Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação

11. Finanças Corporativas

12. Direito Empresarial para Gestores

13. Gestão da Qualidade e Processos

14. Ética e Sustentabilidade

15. Gestão de Serviços e Endomarketing 

16. Orçamento e Controle

17. Plano de Negócios

18. Gestão de Tributos

 

EMENTA

EMENTA

1. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento (carga horária: 24 h/a)

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

 

2. Negociação e Administração de Conflitos (carga horária: 24 h/a)

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

 

3. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos (carga horária: 24 h/a)

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

 

4. Gestão Estratégica (carga horária: 24 h/a)

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

 

5. Economia Empresarial (carga horária: 24 h/a)

A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

 

6. Matemática Financeira (carga horária: 24 h/a)

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

 

7. Contabilidade Financeira (carga horária: 24 h/a)

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

 

8. Marketing (carga horária: 24 h/a)

Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.

 

9. Jogo de Negócios (carga horária: 24 h/a)

Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira.

 Entender o mecanismo de uma empresa;

 Tomar decisões no papel de diretor;

 Trabalhar em equipe;

 Definir metas;

 Analisar o resultado das decisões tomadas e fazer ajustes constantes.

 

10. Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação (carga horária: 24 h/a)

TI nas organizações: estratégia e conceitos. Tendências em tecnologia da informação. Planejamento e estratégia de TI. O impacto da tecnologia nos modelos de competitividade. Infraestrutura de TI. Aplicações nas organizações: Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI). Governança de TI.

 

11. Finanças Corporativas (carga horária: 24 h/a)

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

 

12. Direito Empresarial para Gestores (carga horária: 24 h/a)

Teoria geral dos contratos e sua aplicação ao cotidiano do gestor: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor.

 

13. Gestão da Qualidade e Processos (carga horária: 24 h/a)

Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.

 

14. Ética e Sustentabilidade (carga horária: 24 h/a)

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

 

15. Gestão de Serviços e Endomarketing (carga horária: 24 h/a)

Fundamentos do Marketing de Serviços. Gestão da qualidade em serviços. Monitoração da satisfação do cliente. Produtividade em serviços. Identificação, recuperação e relacionamento com clientes. Tangibilização dos serviços. Estratégia em Serviços. Processos organizacionais e endomarketing. Condições para o Empowerment.

 

16. Orçamento e Controle (carga horária: 24 h/a)

Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão. Introdução ao Beyond Budgeting.

 

17. Plano de Negócios (carga horária: 24 h/a)

Desenvolvimento de um plano de negócios. O empreendedorismo no Brasil. A modelagem dos novos negócios. A análise estratégica. Projeção de resultados. O plano econômico financeiro. Os aspectos operacionais e logísticos. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. Estratégia de Venda do Projeto.

 

18. Gestão de Tributos (carga horária: 24 h/a)

Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica.Contribuição Social sobre o lucro Líquido, PIS e Confins.

 

VANTAGENS

O MBA de Gestão Empresarial da FGV oferece diversas vantagens para quem quer se tornar competitivo no mercado atual, entre elas:

Excelência: A FGV, aliando tradição e inovação, é a escola de negócios brasileira mais renomada no mundo. Você assiste nos jornais nossos docentes dando entrevistas periódicas, conhece os indicadores econômicos feitos pelo IBRE, nosso instituto de economia (IGP-M, IGP-DI, IPA, IPC, INCC, entre outros).

Nosso MBA foi o único do Brasil que ficou entre os 10 melhores da América Latina, pelo ranking da consultoria britânica QS, além de ser muito bem classificados nos rankings do New York Times e do Financial Times. Além disso, tem as três primeiras colocações do ranking do Ministério da Educação (IGC/MEC).

Corpo docente de alto nível: Além de titulados (a grande maioria mestres ou doutores) nossos professores dos MBAs são ou foram executivos seniores em empresas renomadas. Isto facilita muito a comunicação entre professor aluno, dando ao nosso docente uma capacidade didática acima da média.

Portabilidade: Para entender o benefício da portabilidade, primeiro precisamos abordar a nossa rede conveniada.

Está na missão da FGV levar educação para todo o Brasil. Para cumprir esta missão, foi criada uma rede conveniada em todo país. Um conveniado é um parceiro que oferece as instalações, dá suporte logístico e de secretaria, além de fazer o papel comercial da FGV na localidade. Com este suporte essencial, nós trazemos os professores, metodologia e coordenação das escolas da FGV no Rio de Janeiro e em São Paulo oferecendo em várias localidades do país a excelência FGV. Várias empresas têm filiais espalhadas por todo o Brasil.

Imagine que o aluno fez um investimento em um MBA para se tornar mais competitivo. Porém, no meio do curso, um aluno que trabalha em Petrolina, por exemplo, é transferido para Salvador, Recife, Feira de Santana, São Paulo, Manaus ou para Caxias do Sul. Em outra escola de negócios o aluno perderia o seu investimento. Na FGV, como temos parceiros em todo país, o aluno pode transferir o seu MBA para a localidade que mudar, ou para um local próximo. Nossos conveniados estão presentes em todos os estados e em mais de 120 cidades brasileiras. Vale a pena entrar no site da FGV (http://management.fgv.br/) e conferir o tamanho da nossa rede conveniada. Ninguém oferece este benefício no Brasil, só a FGV.

Portanto, no MBA de Gestão Empresarial você encontrará formação de alto nível, pragmatismo, tradição aliada à inovação e portabilidade.

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULA

Ficha de Inscrição preenchida;

Currículo acadêmico e profissional;

01 foto 3 x 4 em papel ou digitalizada;

01 cópia do Diploma de Ensino Superior (autenticada ou acompanhada do original) ou Declaração de Conclusão de curso emitida há no máximo 12 meses. Cópia de certificado/diploma de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) substitui o diploma de ensino superior;

01 cópia da Carteira de Identidade e CPF;

01 cópia do comprovante de residência;

Taxa de inscrição no valor de R$ 350,00.

(dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, transferência para as contas: (Banco do Brasil – Ag. 1505-9 c/c 63.779-3 / Bradesco – Ag. 3664-1 c/c 2022-2 – ambas titular Intelligent Business Consulting).

VÍDEO MBA FGV

Os MBAs da FGV são REFERÊNCIA PARA A SUA CARREIRA E PARA A SUA VIDA. Para escolher o MBA ideal, o primeiro passo é avaliar detalhadamente a própria carreira e aonde você quer chegar. A FGV oferece o programa ideal para o seu momento profissional e pessoal.

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