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Apresentação

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Início das aulas: 20 de setembro de 2019.

 

O CURSO

O setor de Saúde cresce a cada ano, fazendo com que haja uma grande demanda por profissionais qualificados para a gestão de serviços ligados à área. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde apresenta e discute de forma aprofundada as práticas contemporâneas de gestão das empresas de Saúde, desenvolvendo as competências e habilidades gerenciais indispensáveis neste setor.

 

ESTRUTURA DAS AULAS

432 horas/aula

18 disciplinas

HORÁRIOS

Aulas presenciais em Palmas (TO). Um final de semana ao mês

Sexta-feira (18h às 22h20)

Sábado (8h às 12h30 / 14h às 18h)

Domingo (8h às 12h30)

 

OBJETIVOS

∎ Competências estratégicas de serviços para a gestão das atividades relacionadas à gestão de organizações de saúde;

∎ Habilidades para prover a melhoria da qualidade e da segurança dos serviços prestados em saúde;

∎ Conhecimentos aprofundados sobre gestão de serviços em Saúde.

 

PÚBLICO ALVO

O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde é recomendado para:

∎ Profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em organizações de Saúde;

∎ Empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial neste setor.

 

DISCIPLINAS

1 - Gestão de Pessoas em Organizações de Saúde

2 - Negociação e Administração de Conflitos

3 - Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações de Saúde

4 - Tecnologia da Informação e Inovação em Organizações de Saúde

5 - Marketing em Organizações de Saúde

6 - Plano de Negócios em Saúde

7 - Ética e Sustentabilidade Social

8 - Análise de Investimento e Riscos

9 - Contabilidade para Executivos em Saúde

10 - Gestão de Custos em Saúde

11 - Finanças Corporativas em Saúde

12 - Governança em Organizações de Saúde

13 - Gestão de Projetos em Organizações de Saúde

14 - Gestão da Logística em Organizações de Saúde

15 - Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde

16 - Gestão de Facilities, Hospitalidade e Serviços Hospitalares

17 - Aspectos Jurídicos em Saúde

18 - Gestão de Serviços em Saúde 

DISCIPLINAS - DETALHES

1. Gestão de Pessoas em Organizações de Saúde (carga horária: 24h/a)

Aprendizagem corporativa. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. O líder como empreendedor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes. (carga horária: 24h/a)

2. Negociação e Administração de Conflitos (carga horária: 24h/a)

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução em Organizações de Saúde.

3. Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações de Saúde (carga horária: 24h/a)

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva no Setor Saúde. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

4. Tecnologia da Informação e Inovação em Organizações de Saúde (carga horária: 24h/a)

O valor da inovação, gerando produtividade e competitividade. Aspectos lógicos de um sistema de informações gerenciais (SIG). Integração entre sistemas assistenciais, administrativos e comerciais. Implantação do SIG em clínicas e hospitais. O SIG como apoio à inovação empreendedora em clínicas e hospitais.

5. Marketing em Organizações de Saúde (carga horária: 24h/a)

Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

6. Plano de Negócios em Saúde (carga horária: 24h/a)

Objetivo do Plano de Negócio. Características Básicas. Vantagens do Plano de Negócios. Interlocutores do Plano de Negócios. Conceitos Básicos para Elaboração do Plano de Negócios. Etapas para a elaboração do Plano de Negócios.

7. Ética e Sustentabilidade Social (carga horária: 24h/a)

O papel da Responsabilidade Social, da Ética e dos Valores Pessoais e Profissionais para o Sucesso das Organizações de Saúde. Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional. Responsabilidade Social. Avaliação da Cidadania e Sustentabilidade Corporativa – Balanço Social.

8. Análise de Investimento e Riscos (carga horária: 24h/a)

Fundamentos da matemática financeira. Gestão financeira das empresas no ambiente da saúde. Retorno de investimentos. Avaliação dos impactos, probabilidades e da importância dos fatores de risco. Quantificação dos riscos. Desenvolvimento do plano de contingências e resposta aos riscos em organizações de saúde.

9. Contabilidade para Executivos em Saúde (carga horária: 24h/a)

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

10. Gestão de Custos em Saúde (carga horária: 24h/a)

Objetivo dos Sistemas de Custeamento. Tipos de Custeio Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Métodos Tradicionais de Custeio: por Absorção, Direto, Padrão. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Métodos Avançados de Apuração de Custos: Custeio Baseado em Atividades (ABC).

11. Finanças Corporativas em Saúde (carga horária: 24h/a)

O Papel e as Funções do Administrador Financeiro em Saúde. Estrutura de Capital. Ciclos Operacional e Financeiro. Administração do Capital de Giro. Administração de Contas a Receber e Estoques. Custos Fixos, Variáveis e Ponto de Equilíbrio. Elaboração do Fluxo de Caixa. Administração da Liquidez.

12. Governança em Organizações de Saúde (carga horária: 24h/a)

Conceito, princípios e estrutura de governança corporativa (GC). As sociedades e o papel dos sócios e administradores. A qualificação dos gestores e acionistas sob a ótica da CG. Governança corporativa em Organizações de Saúde.

13. Gestão de Projetos em Organizações de Saúde (carga horária: 24h/a)

Conceito e Metodologia para a Elaboração de Projetos. A natureza dos projetos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Técnicas de planejamento e de controle de Projetos em Organizações de Saúde. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos.

14. Gestão da Logística em Organizações de Saúde (carga horária: 24h/a)

Abordagem sistêmica da logística em saúde. Previsão de demanda e gestão de estoques. Qualificação de fornecedores e aquisição de medicamentos e materiais. Armazenagem, transporte e dispensação de estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em organizações de saúde.

15. Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde (carga horária: 24h/a)

Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde. Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde. Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle. Acreditação em Saúde. Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em Saúde.

16. Gestão de Facilities e Hospitalidade e serviços hospitalares (carga horária: 24h/a)

Infraestrutura hospitalar. Gestão da hospitalidade e dos serviços de apoio em clínicas e hospitais. Contratação de serviços. Monitoramento e controle dos serviços de infraestrutura e de apoio à assistência hospitalar.

17. Aspectos Jurídicos em Saúde (carga horária: 24h/a)

A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor.

18. Gestão de Serviços em Saúde (carga horária: 24h/a)

Fundamentos da gestão dos serviços em saúde; Operação dos serviços em saúde; Gestão de relacionamento com os clientes externos e entre os clientes internos; Terceirização dos serviços em saúde; Qualidade e indicadores de saúde.

 

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULA

Ficha de Inscrição preenchida;

Currículo acadêmico e profissional;

01 foto 3 x 4 em papel ou digitalizada;

01 cópia do Diploma de Ensino Superior (autenticada ou acompanhada do original) ou Declaração de Conclusão de curso emitida há no máximo 12 meses. Cópia de certificado/diploma de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) substitui o diploma de ensino superior;

01 cópia da Carteira de Identidade e CPF;

01 cópia do comprovante de residência;

Taxa de inscrição no valor de R$ 350,00.

(dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, transferência para as contas: (Banco do Brasil – Ag. 1505-9 c/c 63.779-3 / Bradesco – Ag. 3664-1 c/c 2022-2 – ambas titular Intelligent Business Consulting).

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