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Apresentação

INSCRIÇÕES ABERTAS. 5ª Turma. (63) 3215-3270.

INÍCIO DAS AULAS: 25 DE JANEIRO DE 2019.

O interesse e a ênfase no gerenciamento de projetos como sistema gerencial cresceu exponencialmente em todo mundo. Sobretudo em função da necessidade cada vez maior das empresas de agilizarem seu ciclo de desenvolvimento de produtos, com menores custos, e dentro da qualidade esperada pelo cliente. No Brasil, o movimento em direção a profissionalização da gerência de projetos prosperou a partir da segunda metade da década de 90, incentivado pelo momento econômico então vivido e pela entrada de associações profissionais de gerenciamento de projetos em nosso país. Entre elas, a mais famosa, o PMI (Project Management Institute), expandiu o conhecimento e as melhores práticas de gerenciamento para todas as regiões brasileiras, contribuindo para uma espiral de desenvolvimento que atraiu organizações e profissionais ávidos por melhorar a performance de seus projetos. Com esse panorama, não faz sentido gerenciar projetos de maneira amadora. Mais que uma questão de sustentabilidade, o gerenciamento profissional de projetos passou a ser reconhecido como fonte de vantagem competitiva.

ESTRUTURA DAS AULAS

432 horas/aula

18 disciplinas

HORÁRIOS

Aulas presenciais em Palmas (TO), Um final de semana ao mês.

Sexta-feira (18h às 22h20)

Sábado (8h às 12h30 / 14h às 18h)

Domingo (8h às 12h30)

 

OBJETIVOS DO CURSO

- Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa;

- Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios;

- Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios;

- Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar um projeto de carreira;

- Construir competências para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar um projeto e/ou programa, com base nas áreas de conhecimento preconizadas pelo PMI (Project Management Institute): escopo, tempo, custos, qualidade, comunicação, riscos, stakeholders, pessoas, aquisições e integração.
 

ESTRUTURA CURRICULAR

1 - Ética e Responsabilidade social

2- Gerenciamento de Portfólio e PMO

3 - Liderança e Trabalho em Equipe

4 - Análise de Viabilidade de Projetos

5 - Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

6 - Gerência de Integração em Projetos

7 - Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders

8 - Gerenciamento da Qualidade em Projetos

9 - Gerenciamento de Aquisições em Projetos

10 - Gerenciamento de Cronograma de Projetos

11 - Gerenciamento de Custos em Projetos

12 - Gerenciamento de Escopo em Projetos

13 - Gerenciamento de Recursos em Projetos

14 - Gerenciamento de Riscos em Projetos

15 - Gestão Estratégica

16 - Economia Empresarial

17 - Negociação e Administração de Conflitos

18 - Tendência em Gerência de Projetos

 

 

 

DISCIPLINAS - DETALHES

1 - Ética e Responsabilidade Social
Ementa: origem da ética; filosofias morais; ética empresarial. Responsabilidade Social Corporativa: definição de RSC; dimensões da RSC; responsabilidade e contexto sociais; formas de atuação; teoria dos stakeholders e RSC. Sustentabilidade: discurso da sustentabilidade; modelo Triple Botton Line; desenvolvimento e empresas sustentáveis; sustentabilidade e RSC. RSC e direitos humanos: reflexões sobre RSC; desrespeito; empresas e direitos humanos; casos de desrespeito aos direitos humanos.

2 - Gerenciamento de Portfólio e PMO
Ementa: Definições sobre gerência de Portfólio, ligações do portfólio com a estratégia da empresa, definições de métricas, identificação, alinhamento, avaliação, priorização, categorização e autorização de projetos e programas. Seleção e balanceamento de portfólio. Implantando gerência de portfólio através do escritório de projetos. Conceitos de PMO. Modelos de Maturidade x PMO. Tipos de PMO. Estratégias de implantação. Funções e papéis do escritório de projetos. Pontos críticos de sucesso.

3 - Liderança e Trabalho em Equipe
Ementa: Conceito de liderança. Liderança em processo. Inteligência emocional. Transformação de grupos em equipe. Liderança e comunicação. Liderança e neurociência.

4 - Análise de Viabilidade de Projetos
Ementa: Roteiro de Informações para Elaboração e Apresentação de Projetos de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira. Planejamento Financeiro – Fontes de Financiamento. Fundamentos para Elaboração dos Fluxos de caixa de Projetos. Técnicas de Análise de Projetos: TMA, Payback Simples, Payback Descontado, Valor Presente – VP, Valor Presente Líquido – VPL, Taxa Interna de retorno – TIR, Índice de Lucratividade – IL. Projetos Mutuamente Excludentes. Projetos Mutuamente Excludentes com Horizontes de Planejamento Diferentes. Projetos Independentes. Projetos Dependentes. Custo do Capital. Custo Médio Ponderado do Capital – CMPC.

5 - Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Ementa: Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

6 - Gerência de Integração em Projetos
Ementa: Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto. Gerenciar o trabalho do projeto. Controlar o trabalho do projeto. Executar o controle integrado de mudanças. Encerrar o projeto ou fases do projeto (objetivos). Ferramentas de integração. Gerenciamento do conhecimento do projeto.

7 - Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders
Ementa: Conceitos e importância da Comunicação em projetos. Os processos de gerenciamento. Das comunicações: Planejamento, execução e controle. Definição e importância da identificação das partes interessadas no projeto. Processo de mudança e aspectos comportamentais envolvidos. Identificação, classificação e análise dos stakeholders do projeto. Processos e técnicas de gerenciamento dos stakeholders.

8 - Gerenciamento da Qualidade em Projetos
Ementa: Gerenciamento da qualidade – abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK®. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade.

9 - Gerenciamento de Aquisições em Projetos
Ementa: O processo de gerenciamento de aquisições em projetos. O planejamento das aquisições no projeto. O instrumento contratual. A condução das aquisições. A administração (controle) e o encerramento das aquisições.

10 - Gerenciamento de Cronograma de Projetos
Ementa: Contexto e importância da administração do tempo dentro do gerenciamento de projetos. Definição de atividades. Sequenciamento de Atividades. Estimativa e nivelamento de Recursos. Estimativa da duração das atividades. Confecção do cronograma do projeto. Técnicas para controle e otimização do cronograma. Introdução à corrente crítica.

11 - Gerenciamento de Custos em Projetos
Ementa: Tipologia de custos em projetos. Custo direto e indireto, fixo e variável. Processos do gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK®: Planejar os custos, estimativa de custos dos recursos, determinação do orçamento e controle de custos. Composição dos custos unitários. Atualização de custos. Gerenciamento do valor agregado (GVA) Earned Value. Análise das variações de custos dos recursos para aplicação de ações corretivas.

12 - Gerenciamento de Escopo em Projetos
Ementa: Conceituação de gerenciamento do escopo do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK®. Modelos de documentos: Termo de Abertura, Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto e Dicionário, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.

13 - Gerenciamento de Recursos em Projetos
Ementa: Contextualização e integração do gerenciamento de recursos do projeto com as demais áreas de gerenciamento e a estratégia da organização. Papéis e responsabilidades no gerenciamento de projetos. Planejamento e gerenciamento dos recursos do projeto. Estimativa e mobilização dos recursos do projeto. Desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Controle dos recursos do projeto. Processos de gerenciamento de pessoas em projetos segundo o PMBOK®.

14 - Gerenciamento de Riscos em Projetos
Ementa: Riscos – definição e histórico. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação dos riscos. Análise qualitativa e quantitativa dos riscos. Valor Esperado dos Riscos. Planejamento das respostas aos riscos. Planejamento das Reservas. Controle dos riscos.

15 - Gestão Estratégica
Ementa: A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O Balanced Scorecard (BSC).

16 - Economia Empresarial
Ementa: Mercado, demanda e elasticidades: papel e determinação dos preços de mercado; comportamento da demanda e receita da empresa; elasticidades da demanda; estudos e previsão de demanda. Produção, custos e estratégia de negócios: lucros e motivação para produção; da produção para os custos; análise, cálculo e previsão de custos; análise do ponto de equilíbrio – break-even. Estruturas de mercado, concorrência, poder econômico e regulamentação governamental: formação de preços e modelos polares de indústrias; estrutura geral de mercado; modelo de concorrência; monopólios, cartéis e regulação. Empreendedorismo, fontes de capital e projetos de investimento: empreendedorismo, demanda de capital e risco; fontes e custo de capital; decisões de investimentos, seleção de projetos e critérios de investimento; análise e avaliação de projetos de investimento.

17 - Negociação e Administração de Conflitos
Ementa: Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

18 - Tendência em Gerência de Projetos
Ementa: Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
 

 


 

PÚBLICO ALVO

PÚBLICO ALVO

- Profissionais que tenham concluído a graduação com, no mínimo, dois anos de experiência na área;

- Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica;

- Lideranças responsáveis por administrar projetos, programas, portfólio e escritório de projetos das mais variadas áreas de atuação, incluindo primeiro, segundo e terceiros setores de nossa economia;

- Profissionais que têm por missão a implantação de mudanças em suas respectivas organizações.
 

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULA

Ficha de Inscrição preenchida;

Currículo acadêmico e profissional;

01 foto 3 x 4 em papel ou digitalizada;

01 cópia do Diploma de Ensino Superior (autenticada ou acompanhada do original) ou Declaração de Conclusão de curso emitida há no máximo 12 meses. Cópia de certificado/diploma de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) substitui o diploma de ensino superior;

01 cópia da Carteira de Identidade e CPF;

01 cópia do comprovante de residência;

Taxa de inscrição no valor de R$ 350,00.

(dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, transferência para as contas: (Banco do Brasil – Ag. 1505-9 c/c 63.779-3 / Bradesco – Ag. 3664-1 c/c 2022-2 – ambas titular Intelligent Business Consulting).

VÍDEO COM O COORDENADOR DO MBA GP FGV

Veja o vídeo com o Coordenador nacional do MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV, André Barcaui! Ele explica os detalhes do curso para você que pretende ser um profissional completo na elaboração e execução de projetos de sucesso.

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