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Apresentação

Inscrições abertas. 4ª Turma.

INÍCIO DAS AULAS: IMEDIATO

(63) 3215-3270 (whatsapp)

O MBA em Economia e Gestão: Agronegócio tem o obejetivo de capacitar o participante do curso para o uso de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio, contribuindo para a formação de um profissional multidisciplinar capaz de integrar equipes de alto desempenho; identificar ameaças ao posicionamento mercadológico da empresa; elaborar planos de marketing; estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios; desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado; e elaborar documentos de gestão ou para captação de recursos por intermédio de Planos de Negócio.

ESTRUTURA DAS AULAS

432 horas/aula

18 disciplinas

HORÁRIOS

Aulas presenciais em Palmas (TO), um final de semana ao mês

Sexta-feira (18h às 22h20)

Sábado (8h às 12h30 / 14h às 18h)

Domingo (8h às 12h30)

MÓDULOS:

1 - Avalição de Empresas e Projetos Agroindustriais

2 - Cadeias Produtivas no Agronegócio

3 - Direito Empresarial no Agronegócio

4 - Estratégia Competitiva no Agronegócio

5 - Economia de Empresas no Agronegócio

6 - Financiamento do Agronegócio

7 - Gestão de Custos no Agronegócio

8 - Gestão de Pessoas

9 - Gestão de Riscos no Agronegócio

10 - Governança e Sucessão no Agronegócio

11 - Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio

12 - Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro

13 - Meio Ambiente e Agronegócio

14 - Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas

15 - Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos

16 - Logística Empresarial no Agronegócio

17 - Marketing e Gestão de Vendas

18 - Pensamento Estratégico e Soluções de Problemas no Agronegócio

 

 

MÓDULOS E DISCIPLINAS

1. Avaliação de Empresas e Projetos Agroindustriais - 24h/a

Revisão de conceitos de Contabilidade e de Matemática Financeira. Análise financeira e econômica de projetos agroindustriais. Análise de desempenho - principais indicadores. Critérios de investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade (incerteza e risco). Estudos de casos.

2. Cadeias Produtivas do Agronegócio - 24h/a

Entender a estrutura de mercado dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas.

3. Direito Empresarial no Agronegócio - 24h/a

As formas de organização societária e os contratos típicos (Parceria Rural, Arrendamento Rural, Sociedade em Conta de Participação) e atípicos. Imposto de Renda na atividade rural. Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR): aspectos gerais. Imposto de Renda na atividade rural - Pessoa Jurídica: aspectos gerais do cálculo do Lucro Real e do Lucro Presumido. Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Aspectos gerais e específicos do agronegócio. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. As relações de trabalho e os encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Análise contábil versus análise fiscal de uma empresa agropecuária.

4. Estratégia Competitiva no Agronegócio - 24h/a

Definição de Estratégia e Vantagem Competitiva. Processo de Estratégia: Diretrizes, Análises Internas e Externas e Objetivos. Processo de Estratégia: Criação da Estratégia. Processo de Estratégia: Implementação e Mensuração.

5. Economia de Empresas no Agronegócio - 24h/a

Coordenação de Sistemas Agroindustriais pelo mecanismo de preços, contratos e integração vertical. Análise do poder de barganha e das estruturas de mercado. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio.

6. Financiamento do Agronegócio - 24h/a

Fontes de financiamento do agronegócio e garantias. Crédito rural para investimentos, custeio e comercialização. Linhas de financiamento do BNDES. Fundos constitucionais. Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento as exportações de produtos agropecuários. Metodologia e análise da estratégia de financiamento de projetos agropecuários e agroindustriais.

7. Gestão de Custos no Agronegócio - 24h/a

Contabilidade de Custos: origem das informações e elaboração de relatórios; Sistemas de Custeio: absorção, contribuição, ABC, meta e padrão; Custeio por Contribuição: margem de contribuição, ponto de equilíbrio, análise do custo volume lucro; Decisões Baseadas em Custos: custos, capacidade produtiva, relação dos custos com os demonstrativos contábeis.

8. Gestão de Pessoas - 24h/a

Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

9. Gestão de Riscos no Agronegócio - 24h/a

Modelos gerais de mensuração de risco e retorno. Métodos de administração de risco no agronegócio. Contratos a termo. Contratos futuros e opções agrícolas. Hedging. Contratos de fornecimento de longo prazo entre empresas.

10. Governança e Sucessão no Agronegócio - 24h/a

Governança empresarial, estrutura de Conselho de Administração e práticas entre gestores e controladores. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores e sucedidos.

11. Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio - 24h/a

Inovação em produtos e processos. Tendências de inovação e seus impactos no Agronegócio. Empreendedorismo e inovação. O papel das startups no Agronegócio e seus agentes de fomento.

13. Meio Ambiente e Agronegócio - 24h/a

Legislação ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente. Uso e Proteção dos Recursos Naturais. Unidades de Conservação. Patrimônio Genético. Conformidade ambiental: licenciamento e Código Florestal. Cadastros: Ambiental, Fiscal e Agrário. Responsabilidades por Danos Ambientais. Novas oportunidades de negócio: Pagamento por Serviços Ecossistêmicos, Agroenergia.

14. Conceitos e Ferramentas para Análise de Preços Agrícolas - 24h/a

As curvas de oferta e demanda; elasticidade e intervenções no mercado; características dos mercados agrícolas: mercados internacionais, transmissão de preços, sazonalidade e tendência dos preços agrícolas, ciclos de Kondratieff, influência dos mercados financeiros; diagnóstico e modelagem de mercados agrícolas.

15. Cenários Macroeconômicos para Decisão de Investimentos - 24h/a

Principais variáveis macroeconômicas (PIB, inflação e emprego) e como elas estão relacionadas. Principais instrumentos pelos quais o governo pode atuar na economia: políticas monetária, cambial e fiscal. Teorias macroeconômicas: contas nacionais, balanço de pagamentos, balanço de pagamentos, regimes cambiais e modelos de oferta e demanda agregada. Por fim, as pontes que conectam as principais variáveis macroeconômicas aos mercados do universo agro.

16. Logística Empresarial no Agronegócio - 24h/a

Fundamentos de Logística Empresarial e Supply Chain management. Configuração de uma SCM para o Agronegócio. Decisões na cadeia logística do Agronegócio. Tendências e Desafios da Logística do Agronegócio.

17. Marketing e Gestão de Vendas - 24h/a

Planejamento estratégico de marketing. Mix de marketing (4Ps). Marketing de relacionamento. Intersecção de Planos de Marketing com Planos de Vendas. Planejamento de vendas. Canais de distribuição. Vendas de Transação X Vendas de Relação. Organização de marketing e de vendas. Gerenciamento de vendas. Excelência em vendas. Hard sell versus soft sell. Passos da venda. Neurolinguistics selling approach. Segmentação de canais, clientes e vendedores. Poder e estilos de liderança em vendas.

18. Pensamento estratégico e soluções de problemas no Agronegócio - 24h/a

Abordagens do pensamento estratégico. Ferramentas para a identificação de soluções de problemas nas organizações. Conceito e aplicação do Design Thinking. Aplicação destas abordagens aos desafios das organizações, considerando a ótica de clientes, colaboradores ou fornecedores. Essa disciplina visa desenvolver nos alunos habilidades como: capacidade de resolver problemas complexos, estabelecer empatia, criatividade colaborativa, visão sistêmica e de atingir resultados mais tangíveis e ágeis para as organizações.

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULA

Ficha de Inscrição preenchida;

Currículo acadêmico e profissional;

01 foto 3 x 4 em papel dou digitalizada;

01 cópia do Diploma de Ensino Superior (autenticada ou acompanhada do original) ou Declaração de Conclusão de curso emitida há no máximo 12 meses. Cópia de certificado/diploma de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) substitui o diploma de ensino superior;

01 cópia da Carteira de Identidade e CPF; (a FGV não aceita cópia da CNH para a matrícula);

01 cópia do comprovante de residência;

Taxa de inscrição no valor de R$ 300,00.

(dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, transferência para as contas: (Banco do Brasil – Ag. 1867-8 c/c 22.404-9 – Titular: Olívia Aparecida Amaral Silva / Diretora e sócia proprietária).

 

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Os MBAs da FGV são REFERÊNCIA PARA A SUA CARREIRA E PARA A SUA VIDA. Para escolher o MBA ideal, o primeiro passo é avaliar detalhadamente a própria carreira e onde você quer chegar. A FGV oferece o programa ideal para o seu momento profissional e pessoal.

O MBA AGRO

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