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Apresentação

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Início das aulas: 25 de outubro de 2019.

O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, nível de especialização, voltado aos profissionais de todas as origens, perfis e experiências que percebam o desenvolvimento humano integrado e permanente como elemento propulsor para um convívio social e profissional mais efetivo e também impulsionador estratégico para o sucesso pessoal e profissional, considerando-se os desafios de uma sociedade cada vez mais exigente e competitiva.

ESTRUTURA DAS AULAS 

432 horas/aula

18 disciplinas

Aulas presenciais em Palmas (TO). Um final de semana ao mês.

HORÁRIOS:

Sexta-feira (18h às 22h20)

Sábado (8h às 12h30 / 14h às 18h)

Domingo (8h às 12h30)

OBJETIVO

Desenvolver, por meio de abordagens conceituais, experienciais, reflexivas e principalmente do autoconhecimento, estudos individuais e em grupo, os aspectos que caracterizam um desenvolvimento humano holístico e integrado, nos âmbitos pessoal, profissional e social.

Desenvolver habilidades para lidar com a dimensão humana, tornando mais efetivo o exercício da liderança e da capacidade para lidar com os mais diversos e complexos desafios organizacionais.

Desenvolver alto nível de efetividade nos relacionamentos e aspectos interpessoais e intergrupais, com ênfase nos temas: qualidade pessoal, comunicação, comportamento, liderança, negociação, assertividade, processos decisórios, resolução de conflitos, ética, aprendizagem, criatividade e papéis nos âmbitos profissional e pessoal.

EMENTA

1. Apresentações em Público e Condução de Reuniões

2. Teorias Comportamentais, Competências Emocionais e Motivação

3. Comunicação Interpessoal, Liderança e Poder

4. Assertividade, Feedback e Solução de Conflitos

5. Delegação, Empowerment e Equipe

6. Negociação e Administração de Conflitos

7. Gestão Estratégica

8. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

9. Modelagem Organizacional e Evolução dos Modelos Gerenciais

10. Aprendizagem – Conceitos, Práticas e Técnicas

11. Ética e Sustentabilidade

12. Gestão da Mudança e Cultura Organizacional

13. Papéis e Atuação – Facilitador, Coaching e Mentoring

14. Filosofia & Sociologia para Gestores

15. Criatividade e Inovação

16. Psicodrama Organizacional

17. Programação Neurolingüística (PNL) – fase 1

18. Programação Neurolingüística (PNL) – fase 2

 

VANTAGENS

O curso oferece diversas vantagens para quem quer se tornar competitivo no mercado atual, entre elas:

Excelência: A FGV, aliando tradição e inovação, é a escola de negócios brasileira mais renomada no mundo. Você assiste nos jornais nossos docentes dando entrevistas periódicas, conhece os indicadores econômicos feitos pelo IBRE, nosso instituto de economia (IGP-M, IGP-DI, IPA, IPC, INCC, entre outros).

Corpo docente de alto nível: Além de titulados (a grande maioria mestres ou doutores) nossos professores dos MBAs são ou foram executivos seniores em empresas renomadas. Isto facilita muito a comunicação entre professor aluno, dando ao nosso docente uma capacidade didática acima da média.

Portabilidade: Para entender o benefício da portabilidade, primeiro precisamos abordar a nossa rede conveniada.

Está na missão da FGV levar educação para todo o Brasil. Para cumprir esta missão, foi criada uma rede conveniada em todo país. Um conveniado é um parceiro que oferece as instalações, dá suporte logístico e de secretaria, além de fazer o papel comercial da FGV na localidade. Com este suporte essencial, nós trazemos os professores, metodologia e coordenação das escolas da FGV no Rio de Janeiro e em São Paulo oferecendo em várias localidades do país a excelência FGV. Várias empresas têm filiais espalhadas por todo o Brasil.

Imagine que o aluno fez um investimento em um MBA para se tornar mais competitivo. Porém, no meio do curso, um aluno que trabalha em Petrolina, por exemplo, é transferido para Salvador, Recife, Feira de Santana, São Paulo, Manaus ou para Caxias do Sul. Em outra escola de negócios o aluno perderia o seu investimento. Na FGV, como temos parceiros em todo país, o aluno pode transferir o seu MBA para a localidade que mudar, ou para um local próximo. Nossos conveniados estão presentes em todos os estados e em mais de 120 cidades brasileiras. Vale a pena entrar no site da FGV (http://management.fgv.br/) e conferir o tamanho da nossa rede conveniada. Ninguém oferece este benefício no Brasil, só a FGV.

 

DISCIPLINAS - DETALHES

1. Apresentações em Público e Condução de Reuniões

Apresentações em público: lidando com o medo. Formas de realizar uma apresentação. Tipos de apresentações e recursos. Gestos e postura. Comunicação visual, a voz e os vícios de linguagem. Recursos audiovisuais usuais e utilização. Reuniões: etapas, papéis e regras para condução. Documentação de decisões e compromissos. Aspectos comportamentais. Técnicas para maior efetividade.

2. Teorias comportamentais, competências emocionais e motivação

Comportamento e teorias básicas. Competências emocionais, caracterização e tipologia. Aspectos comportamentais e emocionais. Influências nos processos de comunicação. Tomada de decisão. Liderança e atuação em equipe. Motivação e enfoques associados.

3. Comunicação interpessoal, liderança e poder

Comportamento e teorias básicas: breve introdução. O Processo de comunicação. Os tipos de processos de comunicação. Canais de comunicação e suas características. A expressão corporal. Barreiras à comunicação eficaz. Melhorando as habilidades de percepção, transmissão e recepção. Liderança e poder. Modelos evolutivos de liderança: papéis e competências essenciais à atuação do líder.

4. Assertividade, feedback e solução de conflitos

O que é assertividade. Assertividade e filosofia de vida. Os vilões da assertividade. O que é feedback. Características e técnicas do feedback. Tipos de conflitos. Técnicas para lidar com conflitos. Competências de comunicação e assertividade. Técnicas assertivas.

5. Delegação, empowerment e equipe

Percepção e novos paradigmas gerenciais. Mudanças comportamentais e a dinâmica da relação líder x subordinado. Delegação: como, quando e por que. Feedback como ferramenta de desenvolvimento de pessoas e equipes. Empowerment: o que é, para que e como efetivar. Tipos de equipes. Equipes  e seu desenvolvimento. Equipes de alto desempenho.

6. Negociação e Administração de Conflitos

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

7. Gestão Estratégica

Administração estratégica: planejamento; enfoque sistêmico; visão estratégica do negócio; modelos de mudança. Gestão estratégica do novo milênio: escola de gestão estratégica competitiva; planejamento estratégico; definição do negócio; cenários. Modelos e planos de ação: modelo das cinco forças; grupos estratégicos; estratégias competitivas; cadeia de valor; objetivos; planos de ação.

8. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Histórico e conceituação de projeto. Programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida eprocessos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

9. Modelagem organizacional e evolução dos modelos gerenciais

Características de organizações de alto desempenho. Estratégias de modelagem e aspectos gerenciais associados. Sistemas de trabalho de alto desempenho. Histórico e evolução dos modelos organizacionais. As arquiteturas tradicionais e as inovadoras. Impacto da modelagem e arquitetura organizacionais nas dimensões estratégicas, gerenciais e operacionais.

10. Aprendizagem – conceitos, práticas e técnicas

O conceito de aprendizagem e sua relação com a criatividade. Principais teorias psicológicas da aprendizagem. A neurociência da aprendizagem. Facilitadores e dificultadores da aprendizagem. Estilos cognitivos e aprendizagem no adulto. Técnicas e recursos para ampliação da capacidade pessoal de aprendizagem e solução de problemas. Identificação do estilo cognitivo e ciclo de aprendizagem. A aprendizagem individual e coletiva. A aprendizagem social.

11. Ética e Sustentabilidade

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

12. Gestão da Mudança e Cultura Organizacional

Cultura organizacional. Processos de mudança organizacional. Papel de gestores e líderes na gestão da mudança. Clima organizacional.

13. Papéis e atuação – facilitador, coaching e mentoring

As abordagens para consecução de resultados: formal, colegiada e personalística. Coaching e Mentoring: conceitos e definições. Estrutura, objetivos, e caminhos para o coaching. Dimensões e escopo de ações de mentoring. Diferenças entre coaching e mentoring. Gerenciando equipes através de uma liderança de alto impacto. Personal coaching vs. mentoring. Os papéis de um líder em sua equipe de trabalho: contribuinte, colaborador, comunicador e desafiador. As bases para decisão: razão, emoção, intuição e instinto.

14. Filosofia e Sociologia para gestores

O surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. A evolução histórica do saber filosófico: filosofia grega, filosofia medieval, filosofia moderna e filosofia contemporânea. O objeto de estudo da Sociologia. Principais teorias sociológicas. Características da Sociedade da Informação e do conhecimento. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. A Filosofia e a Sociologia como elementos para o desenvolvimento de gestores.

15. Criatividade e inovação

Reconhecimento, percepção e liberação da criatividade. A criatividade como fonte de prazer e como elemento de agregação de valor. Solução de problemas racionais e resolução de problemas não racionais (heurísticos). Criatividade nas organizações e na vida cotidiana. Criatividade e sinergia em equipe. Modelos e técnicas que favorecem o processo criativo e resolução de problemas.

16. Psicodrama organizacional

Teoria e Prática Psicodramática. A dinâmica das relações grupais no contexto profissional. Papéis Sociais e Papel Profissional na Organização. Espontaneidade e Criatividade nas Empresas. Matriz de Identidade e Rematrização.

17. Programação neurolinguistica (PNL) – fase 1

Ancoragem. Relacionamento: como construir um clima favorável ao desempenho. Filtros e sistemas representacionais. O que é PNL e seus pressupostos básicos e paradigmas. A comunicação. Programando mudanças: estado presente e estado desejado. Como lidar com as emoções, como dar e receber feedback.

18. Programação neurolinguistica (PNL) – fase 2

Aperfeiçoando os processos e posturas no Relacionamento. Estratégias de sucesso: criatividade e motivação. Resolução de conflitos e mudança de atitudes.

 

DOCUMENTOS E CONDIÇÕES PARA MATRÍCULA

∎ Ficha de Inscrição preenchida;

∎ Currículo acadêmico e profissional;

∎ 01 foto 3 x 4 em papel dou digitalizada;

∎ 01 cópia do Diploma de Ensino Superior (autenticada ou acompanhada do original) ou Declaração de Conclusão de curso emitida há no máximo 12 meses. Cópia de certificado/diploma de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) substitui o diploma de ensino superior;

∎ 01 cópia da Carteira de Identidade e CPF;

∎ 01 cópia do comprovante de residência;

∎ Taxa de inscrição no valor de R$ 300,00.

- (dinheiro, cheque, cartão de crédito/débito, transferência para as contas: (Banco do Brasil – Ag. 1867-8 c/c 22.404-9 – Titular: Olívia Aparecida Amaral Silva / Diretora e sócia proprietária).

VÍDEO MBA FGV

Os MBAs da FGV são REFERÊNCIA PARA A SUA CARREIRA E PARA A SUA VIDA. Para escolher o MBA ideal, o primeiro passo é avaliar detalhadamente a própria carreira e aonde você quer chegar. A FGV oferece o programa ideal para o seu momento profissional e pessoal.

VEJA O VÍDEO E SAIBA MAIS:

DETALHES COM O COORDENADOR DO CURSO (VÍDEO)

Nesta rápida entrevista o coordenador do MBA Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, Edmarson Bacelar Mota, faz um resumo sobre o conteúdo e o objetivo do curso. Vale a pena conferir!!!

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